A parte mais difícil você já fez: escolheu o destino, programou a viagem, agendou o hotel e comprou as passagens. Quando a data de embarque se aproxima, é hora de cumprir as últimas tarefas e, nesse momento, uma dúvida é comum: como arrumar mala da melhor maneira?
Aprender como arrumar a mala é um conhecimento que vai sendo aprimorado com o passar do tempo: quanto mais você faz, mais aprende as estratégias que funcionam para as suas necessidades.
1. Roupas da viagem
Afinal, o que levar na mala de viagem? Essa é uma das grandes dúvidas no início do processo de organização. Então, antes de mais nada, vale a pena colocar todos os itens necessários em cima da cama.
Em relação às roupas, você pode escolher as peças considerando os passeios que vai fazer e, também, de acordo com o clima e o período de estadia. Não adianta levar casacos e botas para a praia, não é mesmo?
Outra dica fundamental de como arrumar mala e evitar excessos é pensar nas combinações que podem ser feitas com as roupas. Assim, você leva menos itens, priorizando aqueles que realmente serão usados.
2. Higiene pessoal e acessórios
Se você pretende viajar para a praia, por exemplo, não pode se esquecer de levar chinelo e protetor solar, por exemplo. Entretanto, quem vai encarar um roteiro longo, no estilo mochilão, não deve dispensar um bom tênis.
Então, o próximo passo de como arrumar mala de viagem é separar os itens de higiene pessoal e acessórios. Sabonete para o rosto, repelente, cremes e protetor solar são alguns itens indispensáveis na nécessaire. Além disso, atenção aos calçados: é comum levar mais itens do que o necessário e eles acabam ocupando muito espaço na mala.
3. Tamanho da mala
Às vezes, a gente exagera não apenas na quantidade de roupas e acessórios ao arrumar a mala, mas também no tamanho dela. Então, na hora de escolher sua bagagem, procure uma de acordo com o tempo que você vai ficar fora e com a quantidade de itens que você realmente precisa levar.
Se você necessita de agilidade, pode escolher uma mochila em vez da clássica mala de rodinhas, que é mais confortável no caso de transportes aéreos. No entanto, se você precisar de mais espaço, opte por modelos maiores que possam ser despachados.
4. Organização dos itens
Depois de escolher as roupas, os acessórios, os itens de higiene e a mala, é o momento de saber como organizar mala de viagem. Enrolar camisetas e calças, formando rolinhos, é uma maneira de ganhar espaço e evitar que as roupas amassem durante o trajeto.
Além disso, você pode usar diferentes nécessaires para guardar os itens. Dessa forma, tudo fica mais organizado e fácil de ser encontrado, economizando tempo na hora de desfazer a mala.
5. Checklist final
Essa é a principal dica de como arrumar mala de maneira estratégica: escolher apenas os itens necessários. Não adianta levar uma mala gigantesca para passar apenas três dias fora. Isso só fará com que você carregue muito peso e ainda corra o risco de perder seus pertences durante o passeio.
Então, depois de cumprir as outras quatro etapas, faça uma lista com tudo o que você separou para colocar na mala. Em seguida, veja se existem excessos ou se está faltando algum item indispensável. Assim, você não se esquece de algo importante e ainda evita pesos desnecessários.
Agora, curta suas férias! 😉